Perdi o emprego, preciso começar um negócio. Esse é o tipo de pensamento que mais encontro nas minhas mentorias e treinamentos. São os empreendedores por necessidade, aqueles que só começam a empreender porque não tem mais um salário mensal.
Estes empreendedores normalmente não tem uma ideia clara do que fazer ou por onde começar. Este é o seu caso? Você quer empreender, mas não sabe por onde começar? Tem medo de dar tudo errado e se endividar? Então confira os 7 passos para começar a empreender hoje mesmo.
Começar um Negócio do Zero
Você sabia que 90% das pessoas que optam por fazer o curso de administração nunca se tornam empreendedores. Apenas 10% começam realmente a empreender… isso quando já não são empreendedores e estão lá para adquirir o conhecimento necessário para gerenciar corretamente o seu negócio. Os demais 90% que nunca empreendem. Entretanto até sentem o desejo de começar um negócio, mas nunca concretizam esse desejo.
Na maioria das vezes eles tem uma ideia do que querem fazer, mas não sabem como aplicar ou ainda se sentem inseguros achando que não tem o conhecimento necessário para executar suas ideias.
Quando a gente começa a ter ideia é natural gente se sente inseguro, pois parece que nenhuma ideia é boa o bastante. Preciso te falar que isso já é uma barreira, é uma crença limitante.
Uma ideia de uma empresa surge normalmente pra solucionar um problema, uma necessidade nossa. A gente vê o problema, sofre com ele, e temos uma ideia do que fazer para solucionar o problema. E sem dúvidas essa ideia pode se tornar um negócio, mas a gente nunca transforma em negócio.
Já aconteceu de você ficar o dia empolgado com uma ideia, até dorme pensando nela, mas pela manhã, acorda sem a menor vontade de colocar a ideia em prática?
É a euforia do momento. A dopamina fazendo efeito. Mas quando o efeito da dopamina passa, você perde totalmente o interesse.
Se mesmo depois do efeito da dopamina você ainda tem interesse em começar um negócio, então você precisa seguir os 7 passos que vou te falar agora.
Primeiro Passo: começar um negócio que você goste!
Antes de tudo, o que você precisa saber é que só dá para empreender e ser feliz empreendendo quando resolvermos fazer aquilo que gostamos de fazer. Empreenda com o método PHD. Paixão mais a habilidade que te levará ao dinheiro.
Do que você gosta? Aliás, gostar é pouco. Qual é a sua paixão? Aquilo que você perderia horas lendo, assistindo, consumindo? Isso que você precisa descobrir.
Não basta simplesmente falar eu gosto de música, eu gosto de games. Isso é fraco. Pense como empresário e não como consumidor. Seu pensamento precisa ser: pelo que eu sou apaixonado que milhares de pessoas também gostam e que eu poderia vender para eles? Esse é o tipo de pensamento que você precisa ter.
Segundo Passo: analisar o mercado
Tenha em mente que nem toda boa ideia te enriquecerá. Analise o tamanho do mercado, se existe procura para o seu produto ou o seu serviço. Às vezes você tem ideia de um produto genial e que seria muito bom para ajudar as pessoas, mas apenas poucas pessoas teriam interesse em comprar. Isso significa que você vai empreender e não vai enriquecer. Por exemplo, eu sou especialista em logística e gestão de estoques.
Eu tenho um curso específico de gestão de estoques, explorando os indicadores de estoques e como usá-los para diminuir os custos com estoques. Posso te falar que o curso é um super preparatório para quem quiser trabalhar com gestão de estoques em indústrias. Mas vou enriquecer com esse curso? Não… e por que não? Porque não existe milhões de pessoas interessadas em trabalhar com estoque. A demanda é baixa. Dessa forma, se a demanda é baixa eu não vou vender muito e não vou lucrar muito. Logo, não fico rica com esse curso. Entende?
Terceiro Passo: ter objetivos claros
Já decidiu o seu produto ou serviço e já analisou o tamanho do mercado? Então está na hora de definir os objetivos.
Você precisa ter um objetivo claro, mensurável, específico, atingível e temporizável. Estou falando de ter objetivos SMART. Já conhece o que é esse tal de objetivo SMART e sabe como usar? Se não sabe assista esse vídeo:
Quarto Passo: definir o público-alvo e a Persona
No segundo passo, você analisou o tamanho do mercado, mas ainda não o estudou profundamente. Agora é o momento de você estudar com detalhes não apenas o seu público-alvo, mas também a sua persona. Você precisa definir uma persona para a sua empresa, pois só assim conseguirá resultados duradouros. Se você não analisa a persona você até vende… mas você não atrai, e não engaja… então não volta a vender novamente. Você precisa definir essa persona para poder crescer.
Quinto Passo: buscar novos conhecimentos
Agora que estudou a sua persona, está na hora de começar a por a mão na massa e tirar a empresa do papel. Mas tem um detalhe importante que você precisa saber. Você vai falir!
Sabe como a gente leva uma empresa à falência? Empreendendo sem ter a mínima noção do que é ser um empresário e do que é fazer a gestão de uma empresa. Estude muito para não falir!
Isso quer dizer que você precisa fazer a faculdade de administração. Bom, faculdade ajuda a te dar o conhecimento… mas não é a única fonte de conhecimento. Não precisa de faculdade para empreender. Para começar um negócio não precisa de um diploma, mas precisa de conhecimento. Se você quer se dar bem como empreendedor você nunca vai parar de estudar!
Vai estudar sobre marketing, gestão de pessoas, finanças, logística, tudo quando é conhecimento sobre gestão você precisa dominar. Se você não tiver conhecimento suficiente, esse será o motivo da sua falência.
Mas lembre-se que conhecimento não é algo que você consegue de um dia para outro. Adquirir conhecimento é uma evolução contínua. Mesmo quando você já for o maior bilionário do mundo… vc ainda vai continuar estudando e adquirindo conhecimento. Só assim é possível se manter no mercado.
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Sexto Passo: começar um negócio com presença digital
Tenha uma forte presença digital com um bom marketing de conteúdo. A empresas hoje em dia não podem apenas vender. Ela precisa atrair e engajar com seus clientes. E como fazemos isso? Com uma forte presença digital e com marketing de conteúdo.
Por exemplo, o site da Nestle só tem o descritivo do produto deles? Claro que não! Llá você vai encontrar dicas valiosas para você que é mãe e quer saber mais sobre alimentação infantil. Lá tem receitas com vários produtos que eles oferecem. O propósito do marketing de conteúdo é fortalecer a marca. Então quando você pensa em leite para seus filhos a primeira marca que pode vir a sua mente é o famoso leite ninho. É assim que se fortalece uma marca. Agregando valor além do que está dentro da lata. Agregando conteúdo de valor.
Sétimo Passo: ter uma estratégia de conteúdo
Além do marketing de conteúdo, você também precisa saber que hoje em dia se você quer enriquecer com a as empresa, você precisa obrigatoriamente investir em marketing digital e funil de vendas. Existem muitas estratégias que podem fazer você alavancar as suas vendas. E na CyberClass você encontra tudo sobre isso!
Então são esses os 7 passos essenciais para você começar a empreender: empreender com o que você gosta, analisar o tamanho do mercado, ter um objetivo claro, definir o seu público-alvo e a sua persona, estudar constantemente, investir em marketing de conteúdo e também em marketing digital para atrair mais demanda para o seu funil de vendas.
Oi, eu sou a Viv Szabo! Minha paixão é ajudar empresas, criadores de conteúdo e empreendedores a alcançarem seu potencial máximo através de estratégias de conteúdo eficazes e criativas.
Minha missão é tornar o mundo do marketing digital mais acessível e eficaz para todos. Quero capacitar meus clientes a se destacarem em suas áreas, utilizando estratégias de conteúdo inteligentes e impactantes.
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